sexta-feira, 18 de março de 2016

Semana da Leitura - dia 17

Começámos o dia unidos pelo espaço da oliveira na disciplina de Geografia, no âmbito da qual inaugurámos uma exposição dedicada à água com trabalhos feitos pela turma C4. Foi esta mesma turma que em fevereiro dinamizou um almoço cujo ingrediente principal de todos os pratos era o azeite.

Ainda da parte da manhã recebemos a visita dos meninos e meninas do 1º e 2º anos da Escola EB1 de Mouriscas e falámos e pensámos sobre o sentimento da amizade. E que pensamentos tão bonitos foram partilhados – é muito bom estar com os amigos, mas às vezes também necessitamos do nosso espaço, de estar sozinhos. A AMIZADE é um dos maiores elos que podemos ter na nossa vida …

Da parte da tarde, os elos cresceram ainda mais. Na escola onde estivemos com a turma C1 na disciplina de Contabilidade e Agricultura fizemos o percurso “Corpo são em mente sã” subordinados ao tema "Do olival ao lagar". Apreciámos como o espaço da nossa escola é tão bonito e fomos encontrando várias surpresas ao longo do nosso percurso…

Sophia de Mello Breyner acompanhou-nos, que bom ver os alunos sentados nos campos floridos a ouvir com ar sonhador e atento um poema!
Com Matilde Rosa Araújo percebemos que o silêncio é verde… a nossa biblioteca também, o fio de azeite para além de dourado também pode ser verde… são os nossos elos de muitas formas de leitura…
E o que um professor que não é da área técnica pode aprender sobre um  cavalo se sair com os seus alunos para o campo! Elos de leitura…
Obrigada C1!



Os elos de leitura estenderam-se até à Biblioteca António Botto em Abrantes. Inserido no atividade do grupo disciplinar de Português “Cadernos de Viagens” as turmas B1 e D1 estiveram na oficina  – A escrita de viagens - com o escritor-viajante Filipe Morato Gomes. Aguardem pelos textos dos alunos…

Sem comentários:

Enviar um comentário