sábado, 23 de abril de 2016

Dia Mundial do Livro

Festejemos o livro. 
Hoje, como em todos os dias do ano, o livro deve ser um amigo e um companheiro que nos acompanha e nos ajuda nas mais diversas situações.

A data de 23 de Abril para a comemoração surge porque neste dia se assinala a morte de dois grandes escritores da literatura universal: Cervantes e Shakespeare. A obra que nos deixaram são importantes marcos da literatura universal e as suas personagens tornaram-se imortais: D. Quixote e o seu fiel escudeiro Sancho Pança ou Romeu e a sua amada Julieta, entre outros. 

A tradição da data surge também através da Catalunha. Neste dia é hábito trocar uma rosa vermelha por um livro em honra de S. Jorge. 

Este ano, também merece destaque, a nível nacional, a homenagem a quatro autores: Bocage, cujas comemorações dos 250 anos do nascimento ainda decorrem, Mário de Sá-Carneiro que faleceu há cem anos, Mário Dionísio e Vergílio Ferreira, autores cujo centenário de nascimento se assinala no corrente ano. Pouco divulgados atualmente, é um bom motivo para partir à sua descoberta. 

Destes ou de outros autores, é sempre bom descobrir um livro que não se conhece.
Porque não numa biblioteca perto de si?

Sem comentários:

Enviar um comentário