terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Conhecer os nossos feriados



Decorreu hoje no Pavilhão Agro-alimentar uma atividade dinamizada pela turma EF15 em colaboração com a Biblioteca.

Os alunos, no âmbito da disciplina de Cidadania, estudaram os feriados civis em Portugal e o seu significado. O resultado está exposto e pode ser visitado junto do espaço da Biblioteca Verde. Para chamar a atenção para o trabalho, os alunos desenvolveram uma pequena apresentação de textos alusivos a cada uma das datas ilustrada por uma música.

São quatro as datas que comemoramos, seguindo a apresentação dos alunos.

A exposição começou com o dia 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A data utilizada para recordar os feitos passados dos portugueses e os milhares de portugueses que vivem fora do país, foi aproveitada por assinalar também o dia em que Camões faleceu em 1580. Foi ilustrado por um excerto do canto I d’Os Lusíadas e a música composta para o poema Verdes são os campos.
 

 Seguiu-se o dia 1 de Dezembro que celebra a restauração da independência de Portugal em 1640. Nessa data, Portugal torna-se de novo um país soberano, pondo fim a sessenta anos de domínio espanhol. A turma declamou o poema D. João IV de Victor Cintra acompanhado com o Hino da Restauração.

 



O dia 5 de outubro assinala a Implantação da República em 1910 que põe termo ao regime monárquico. Menos conhecido, ou quase desconhecido, foi neste dia que em 1143 foi assinado o Tratado de Zamora em que Afonso VII de Leão e Castela reconhecia Portugal como reino independente. O momento foi ilustrado com a música d’A Portuguesa, hino nacional.

Finalmente, o dia 25 de Abril que assinala a Revolução dos Cravos que marcou o fim do regime do Estado Novo em 1974. O poema seleccionado foi Abril sim, Abril não de Manuel Alegre com a música de Grândola vila morena.

Sem comentários:

Enviar um comentário